Medicina do Estilo de Vida (MEV)

Usa abordagens de intervenção no estilo de vida, chamados pilares, para prevenir e contribuir no manejo de doenças como, por exemplo, obesidade e diabetes. 

Preferir predominantemente alimentos à base de plantas, que são ricos em fibras e nutrientes. 

Praticar atividade física regular e consistente diariamente ao longo da vida é essencial para promoção e manutenção da saúde .


Os perigos bem documentados do uso de qualquer substância que leve ao vício podem aumentar o risco de muitos cânceres e doença cardiovascular. 

A falta ou a má qualidade do sono podem levar a um enfraquecimento do sistema imunológico. 

A conexão social é essencial para a resiliência emocional. O ambiente doméstico e comunitário podem melhorar a saúde.


O estresse pode levar a uma melhor saúde e produtividade ou à ansiedade, depressão, obesidade, disfunção imunológica, entre outros problemas.

Um estilo de vida saudável não deve apenas promover a saúde física, mas também o bem-estar mental e emocional. A evidência é irrefutável, e a mensagem é clara. Devemos prevenir a doença em todos os aspectos de nossas vidas e na vida das pessoas que amamos. É hora de mudar nosso destino de saúde, mudando nossa atitude em direção a vida com estilo saudável. É hora de sair de um estado de doença iminente para a um estado de saúde. É hora de comer saudável, ser ativo e diminuir o estresse. Devemos abordar o impacto de mudanças estilo de vida em nossas vidas e em gerações futuras.