Patologias

Doenças Tropicais

Doenças Tropicais

  • Dengue

É uma virose urbana que cursa com febre e na maioria dos casos com evolução benigna. É uma doença de áreas tropicais e subtropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti. A contaminação ocorre pela da picada do mosquito fêmea do Aedes aegypti infectado.

  • Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa viral que ocorre na América do Sul e na África. A febre amarela silvestre é transmitida pela picada dos mosquitos do gênero Haemagogus. Quando um indivíduo se infecta em área silvestre (florestas), a pessoa pode, ao retornar a cidade, servir como fonte de infecção para o Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue), principal transmissor da febre amarela urbana (na cidade).

  • Leptospirose

Leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira que está presente na urina do rato. Nas enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama. Qualquer pessoa que entrar em contato com a água ou lama contaminadas pode se infectar. A Leptospira penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão.

  • Esquistossomose

No Brasil é conhecida popularmente como “xistose”, “barriga d’água” ou “doença dos caramujos”. A doença ocorre quando existe contato com água contaminada. Ambientes de água doce com pouca correnteza ou lugares com água parada (lagoas), utilizados para atividades como banho, pesca, lavagem de roupa ou plantio de culturas irrigadas, com a presença de caramujos infectados pelo S. mansoni, são os locais adequados para se adquirir a esquistossomose.