Notícias

Capacitação para professores do Academia da Cidade com portadores de HIV termina neste sábado (05)

Na ocasião estarão presentes representantes de hospitais, universidades e instituições de outros estados do País

Por Tádzio Estevam

Neste sábado (05), acontecerá a última etapa da capacitação dos instrutores do programa Academia da Cidade sobre os usuários do equipamento portadores do vírus HIV/Aids. O encontro será no auditório da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE) e segue até às 17h. Na ocasião estarão presentes representantes das esferas federal, estadual e municipal, além de convidados de hospitais, universidades e instituições de outros estados do País.

A partir das 8h30, os participantes receberão orientações sobre os sintomas e fases da doença, tratamento e lipodistrofia, repassadas pelo médico infectologista do Hospital de Heliópolis (SP), Heverton Zambrini. Em seguida, será a vez da palestra sobre Síndrome Metabólica e alterações osteoarticulares, proferida pela infectologista da Unifesp (SP), Érika Ferrari.

A tarde será a vez do educador físico do HC de Porto Alegre (RS), Giovanni Nardin, falar sobre atividades físicas e exercícios para pessoas vivendo com HIV e Aids. Em seguida, o assunto será nutrição e atividade física, com a nutricionista do Centro de Referência em DST/Aids de Campinas (SP), Nacle Nabak.

Um dos objetivos da capacitação é desenvolver linhas de cuidados específicos para os portadores do vírus, possibilitando um acompanhamento mais adequado e mais acesso aos serviços municipais de saúde. A primeira etapa ocorreu no último dia 27 de abril e contou com a presença dos 150 profissionais e estudantes de educação física e nutrição que compõem o programa. A segunda ocorreu nesta sexta (04).

Por meio dessa capacitação, os profissionais do programa passarão a lidar com os usuários que frequentam os espaços de promoção de saúde, lazer e atividades físicas que são portadores do vírus.

Programação

05 de maio

8h30: Abertura

9h: HIV e Aids – Sintomas e fases da doença, tratamento e lipodistrofia

(Heverton Zambrini – médico infectologista do Hospital Heliópolis/SP)

11h30: HIV e Aids – Síndrome Metabólica e alterações osteoarticulares

(Érika Ferrari – médica infectologista da Unifesp/SP)

14h: Atividades físicas e exercícios para pessoas vivendo com HIV e aids (PVHA) – benefícios, definições e indicações

(Giovanni Nardin – educador físico do Hospital das Clínicas de Porto Alegre/RS)

16h: Nutrição em HIV e aids e Atividade Física – alimentação saudável, avaliação nutricional e necessidades nutricionais para PVHA

(Nacle Nabak – nutricionista do Centro de Referência em DST/Aids de Campinas /SP)

Fonte: http://www2.recife.pe.gov.br/capacitacao-para-professores-do-academia-da-cidade-com-portadores-de-hiv-termina-neste-sabado-05/